basilicata1

Não dá para dizer “não sou fã de comida italiana”. Seja para agradar a família ou os amigos, a escolha de um restaurante do tipo é certeira. Mas claro que não são todos os locais que têm aquela comida com sabor de direto da cozinha da nona.

O Bexiga trata-se de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, principalmente quando o assunto é cozinha italiana. Por ter muitos imigrantes vindos do país que se instalaram por lá, a região tornou-se uma referência quando o assunto é cantina, e massa, claro.

Porém, com o surgimento de muitos hotspots e a evolução gastronômica de SP, muitos restaurantes do bairro perderam um pouco de relevância. Eu, por exemplo, nunca havia frequentado nenhuma das casas renomadas de lá — até ser convidada para conhecer o Basilicata.

Padaria desde 1914, o local estreou recentemente empório e restaurante. Comandado pelo chef Rafael Lorenti (que já passou por outras casas de nomes renomados, como o Marakuthai), a experiência por lá é incrível! A decor, por exemplo, é um misto perfeito de tradicional e moderno, com objetos herdados da avó de Lorenti, integrante da quinta geração da família Basilicata.

basilicata3De entrada, indico as brusquetas e a beringela recheada

Para a entrada, não deixe de experimentar as brusquetas. A de queijo de cabra com cebola caramelizada e azeite trufado é dos deuses! De prato principal eu elegi o tradicional spaghetti alla carbonara, que tem receita bem original, com queijo pecorino e panceta.

Há ainda opções diversas de massas no cardápio, como ravioli de mussarela de búfala, fusilli com molho de tomate e molica (farofa de pão e parmesão), sem contar carnes, aves e peixes.

basilicata2

Após se deleitar com tudo isso, não deixe de espiar a carta de sobremesas, com itens tradicionais como canolli e e pasteizinhos doces recheados de castanha e chocolate, e servidos com sorvete de nata. 

Eu amei demais a experiência!

Serviço
Basilicata – Pão, Empório e Restaurante
Rua 13 de Maio, 596, Bixiga – São Paulo (SP)

Facebook