Gosta de moda? Então você não pode fazer feio na próxima conversa sobre o assunto. O Fashion Square selecionou um Top 5 de nomes do universo fashion que você simplesmente precisa saber quem são. Eles fizeram (ou ainda fazem) história e até revolucionaram as vestimentas de determinadas épocas. Vamos aos nomes dos estilistas?

 

1 – Coco Chanel

 

coco-chanel

 

Gabrielle Bonheur Chanel é de origem humilde e sua mãe morreu quando ela era ainda criança. Vanguadista, ela começou seu flerte com a moda ainda jovem, desenvolvendo chapéus. Foi ela quem libertou as mulheres das amarras dos costumes típicos femininos, introduzindo as calças e até trajes de banho aos guarda-roupas delas. Entre seus clássicos que são até hoje sinônimo da grife Chanel estão os tailleurs, os colares de pérolas, os casacos de tweed e as bolsas matelassadas.

 

 2 – Christian Dior

 

dior

 

Foi logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, que Christian Dior recebe suporte financeiro – graças a seu talento como estilista – para criar a Maison Dior, em Paris. Sua primeira coleção de Alta Costura, que estreou em 1947, causou frisson; e sua proposta de saias rodadas e cintura no lugar foi batizada de New Look, contrapondo a falta de romantismo nas vestimentas femininas durante a guerra.

 

3 – Yves Saint Laurent

 

Yves Saint Laurent, 1985

 

Ciente desde criança de sua vocação para moda, Yves Saint Laurent tinha 17 anos quando deixou seu posto em uma acompanhia de seguros para dar assistência a Christian Dior. Aos 21 foi nomeado diretor criativo da Dior, após a morte do estilista criador da marca. Foi em 1962 que lançou sua marca homônima, que foi responsável por várias rupturas entre as décadas de 60 e 70, tais como: o primeiro smoking feminino, a primeira vez de modelos negras na passarela, além de a grife também ter sido a primeira de origem francesa a se lançar no mercado de prêt-à-porter (pronto-para-vestir).

 

4 – Karl Lagerfeld

 

karl-lagerfeld

 

Karl está à frente da Chanel desde 1983, como designer e diretor criativo. Além disso, ainda colabora com muitas das campanhas da marca como fotógrafo e diretor de arte. Foi ele o grande responsável pela repaginada da grife. Começou sua carreira na moda como assistente de Pierre Balmain, outro famoso estilista francês. Além de suas criações para a Chanel, ele ainda comanda sua marca homônima e também a italiana Fendi.

 

5 – John Galliano

 

galliano

 

Atualmente, seu nome remete muito mais à polêmica envolvendo seu comentário antissemita do que às suas criações espetaculosas. Uma pena, pois o trabalho do designer de moda, formado pela St. Martins College (em Londres), foi um dos mais autorais e excêntricos das décadas de 90 e 2000. Sua história começou na Givenchy, em 1995. Mas foi no comando da Dior que fez história, com coleções exuberantes. Recentemente foi nomeado diretor criativo de uma marca russa de cosméticos – a L’Etoile.

 

Fotos: reprodução 

Facebook